quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Profissão Professor



Me chamaram na escola municipal em que eu trabalho, (no momento, estou de licença por causa do mestrado), para receber uma homenagem de um aluno, o Adilson. O Adilson tem 27 anos, apresenta algumas limitações físicas, anda com dificuldade, não tem muita coordenação motora, tem muitas dificuldades para escrever e não consegue falar normalmente. No começo do ano, eu o incentivei a escrever um diário, já que ele adora escrever e estava tendo aulas de informática e digitação. Como saí logo no início do ano, não pude saber se ele deu continuidade ao projeto.

No entanto, ele concluiu o diário e confeccionou um livro, juntamente com a sua família, com o qual me presenteou hoje á tarde. Ele realmente escreveu a própria alma, sua história, medos, sentimentos e vitórias, com tamanha humildade e emoção que comoveu toda a escola.

Diante disso, percebo que apesar das dificuldades de minha profissão, poucas pessoas sentem-se tão gratificadas quanto um professor. Olhar para os olhos dele e vê-los brilhar com a sensação de vitória - porque ele é realmente um vencedor, pelo próprio empenho, dedicação e esforço - me fez acreditar mais em mim, querer também lutar sempre mais, melhorar, crescer.

A gente costuma reclamar tanto da vida, pôr limites, achar que nunca chegaremos a algum lugar, quando há pessoas com tantas limitações, sem condições financeiras suficientes, que pelo simples fato de querer e acreditar em si, realizam seus sonhos e são felizes, simplesmente.

O sonho do Adilson é falar normalmente, mas ele falou ao meu coração, como ninguém jamais conseguiu. Essa experiência, pra mim, será inesquecível. Deixo aqui a letra da canção que cantei pra ele, neste mesmo momento ímpar e gratificante.

Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Pode estar dentro do peito
ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
é o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
nova aurora a cada dia
e há que se cuidar do broto
pra que a vida nos dê flor e fruto.
(...)

Coração de Estudante, de Milton Nascimento

Um comentário:

  1. Realmente é gratificante saber que o que você faz pode mudar a vida de alguém. Ser professor é uma linda profissão, que deveria ser bem mais valorizada! Beijos!

    ResponderExcluir