terça-feira, 18 de setembro de 2012

Última homenagem à minha avó Raminha

 
Este texto foi minha última homenagem à minha avó querida, Raminha, que partiu no último dia 14 de setembro. Foi lido por mim, no seu velório e eu compartilho com todos, como forma de agradecimento pelas mensagens de carinho e amor; e para que todos se lembrem dela em suas orações e vibrações de paz e luz!
 
           Não é fácil dizer-te essas palavras. Não são as últimas, porque não é assim que compreendo a vida. Não são de despedida, porque sei que um dia nós estaremos juntas novamente... e não são lamentações, porque eu sei o quanto a senhora está bem neste momento, vivenciando a misericórdia divina.
           No entanto... é importante que eu diga e que deixe na memória de todos que estão presentes um pouco do meu sentimento de gratidão e alegria por ter convivido com você, pessoinha tão especial. Não convivi o quanto eu queria ou o quanto desejávamos, porque a vida tem dessas coisas... de nos levar pra caminhos distantes... Mas, o mistério da vida também tende a nos unir, seja pelo pensamento ou pelo coração, onde não há lugar para o esquecimento ou para o luto eterno.
          Como eu quis ter estado mais ao seu lado, ter cuidado mais de você, mas a gente costuma deixar que as obrigações corriqueiras ocupem o tempo da gente. O tempo de ser gente, de ser filhos e netos. Como eu quis ter acostumado mais ao seu colo e aos seus cuidados... às tuas histórias e benzições. Ter caminhado mais de mãos dadas às suas, frequentado as festas que você gostava, aprendido um pouco dos teus talentos...
          Mas nós tivemos sim os nossos momentos, as nossas conversas, nosso tempo de oração e cuidado. Só nós sabemos do amor que sentimos, do carinho que trocamos... E é por isso que eu te agradeço, por ter sido vó. Por ter cuidado com carinho desses filhos e netos tão amados e admirados por nós, por ter ensinado aos irmãos, aos primos, aos sobrinhos e aos amigos a arte da fé, da esperança, do seguir adiante quando a gente começa a tropeçar pelas pedras do caminho. Obrigada principalmente por ter me ensinado, quando na minha admiração por você, eu pude compreender o quanto é importante saber viver.
           E eu sempre quis te perguntar... !Que força era essa, vó Raminha? Que força era essa??
          Veja, vó, quanta gente, quanto amor aqui pra você. Quanta demonstração linda de amizade sincera. Não deve ser fácil se desapegar de tudo e de todos, mas o caminho te espera e um dia, com certeza, nós estaremos todos juntos novamente. Leva de nós esse amor sincero, a nossa oração e a nossa vibração de paz; a nossa gratidão pela sua amizade, pelo seu carinho, pelo seu amor. Que a gente aprenda, mais uma vez com você, a levantar a cabeça e a segurar na mão de Deus!
          Que e as lágrimas, nesse momento, sejam apenas de saudade e que, nesse momento, com força e tranquilidade, a gente possa vibrar somente paz, amor e muita luz. 
          Obrigada, muito obrigada!
 
Alice Xavier

Um comentário:

  1. Que texto lindo! Saber se despedir sabendo que a partida nunca é definitiva...

    ResponderExcluir