domingo, 13 de março de 2011

Aonde está a sua felicidade??!!


Sei que parece papo de auto ajuda, mas é uma auto-reflexão diante de algumas coisas que estão acontecendo... reflitam comigo:
É bom a gente se perguntar de vez em quando: "aonde está a minha felicidade?" porque é pra lá que vamos, às vezes até, inconscientemente, fazendo as coisas corriqueiras da vida, cumprindo horários, obedecendo prazos, obrigações...
Não vivemos, talvez, certas ilusões? o corpo, o conforto, as amizades... O que conquistamos, quem conquistamos e por quê?! E o que é mais importante, ter ou ser? ser ou não ser? (that's the question!!!)
É certo que o que é bom pra mim não é o mesmo pra você, por isso a resposta a essa pergunta é única e pessoal, mas também imprescindível. Não seriam as depressões e as angústias frustrações por algo que se deseja tanto e não se tem? Materiais ou não, objetos de nossa busca constante, frutos de nosso conceito de felicidade?
Alguns desejam ir para os Estados Unidos, por exemplo. Dizem que lá terão mais conforto, mais respeito, mais dinheiro. Largam família, amigos e partem em busca da "felicidade". Outros querem um corpo perfeito, sempre encontram uma gordurinha a mais pra querer uma nova lipo, mais uma correção, mais malhação. Há aqueles que querem poder, outros querem fama e isso e aquilo e aquilo outro. E fazem desse objetivo a fonte da felicidade.
E se não for?? E se chegar lá e conseguir aquilo que tanto quis e não encontrar felicidade?? Será que paramos pra pensar nisso??! E se não conseguir, cadê a felicidade?
Acho que os objetivos e os planos e as metas e as vontades e os desejos não deveriam ser "a felicidade". Porque felicidade também é aqui e agora, onde estou, com quem estou, o que estou fazendo.
Não quero a profissão que estou agora, mas se eu não der o melhor de mim, que terá valido o dia de hoje, esse dia tão ímpar que não volta mais? E tudo o que desperdicei, dinheiro, força, voz... nada foi tão importante assim?
Por um outro ângulo, e todas as latinhas jogadas na rua, a água que eu derramei a mais na pia, o beijo sem graça que eu dei , o fora tão fora de hora, a grosseria, a falsidade... não os colherei no futuro juntos com o meu objetivo final? Porque sabemos disso: todas as catástrofes são consequências dos nossos próprios atos. As naturais, as pessoais, as sociais... E a gente querendo, querendo, querendo... mais, mais e mais...
Eu quero uma paz tão simples, filhos perto de mim, marido, minha mãe, minha vó, minhas irmãs, minhas tias, meus primos... quero publicar livros, pintar meus anseios, minha alegria, minha dor... escrever história, trabalhar tranquilo, ler livros, bordar... fazer o doutorado, publicar artigos, defender teses... quero emagrecer, me sentir bem com o corpo... ter mais uma profissão, criar criar criar...No entanto, não posso por aí minha felicidade. Tudo isso faz parte da minha vida como faz parte a dor, a perda, o sonho... a alegria, a vitória, o caminho.
Sou feliz com as travessuras, as descobertas, as benfeituras dos meus filhos, as apresentações na escola, a alegria tão sincera deles... sou feliz com o carinho do meu marido, a gente poder conversar todo dia, dormir abraçado, a reconciliação num momento de discórdia, de mágoa. Sou feliz com meus amigos, com os velhos, com os novos, com a possibilidade ser feliz ao lado deles, de rir, de descobrir de se descobrir. Sou feliz com minha família, mesmo minhas irmãs sendo tão diferentes de mim, elas são tão essenciais na minha vida, sou tão feliz por ser parte delas. Sou feliz por ter vó de 87 anos, tão viva, tão engraçada, tão mãe quanto minha mãe...
A minha felicidade não está além do hoje, naquilo que ainda quero pra mim. Serei mais feliz sim no dia em que eu conseguir tudo o que busco, mas continuarei feliz na mesma vidinha de sempre, com o meu jeito só meu de ser, mudando no que precisa mudar, crescendo no que preciso crescer, vivendo o que eu devo viver. Sempre com esperança, buscando força pra levantar, olhando pra frente, rindo da queda, pedindo ajuda pra levantar. Ajudando sempre!
Tão bom não estar sozinha...
A minha felicidade está em sentir cada segundo do dia, com tanta intensidade e poder escrever tudo isso pra me conhecer, pra me registrar, pra me purificar.
Que a gente se sinta feliz todos os dias!!!!

4 comentários:

  1. Acho que é uma pergunta essencial, que devemos nos fazer sempre, para não nos perdermos em ambições desmedidas. Quando sabemos o que nos alimenta, é muito mais simples ser feliz.

    ResponderExcluir
  2. Ser feliz... uma arte.

    PS: Ganhou nova seguidora *-*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Alice, onde está a felicidade não é mesmo?

    Está em conhecer alguém? Em conquistar algo? Ou conhecermos e conquistarmos a nós mesmos?
    Como a arte, não basta ver, tampouco sentir... Felicidade é pra discernir!

    PS.: Seguidor coadjuvante ' saudades.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, essa é uma questão tão simples e tão complexa ao mesmo tempo, mas penso que não precisamos procurar essa tal felicidade, porque se ela existe está sempre dentro de nós mesmos, principalmente quando temos em nossas vidas pessoas tão especiais como as que você citou em seu texto.
    Somos pessoas felizes demais e muito abençoadas por Deus, então só temos que agradecer.
    Alice obrigada por sua carinhosa amizade.
    Grande beijo.Aika

    ResponderExcluir