sexta-feira, 26 de março de 2010

Meu Brasil brasileiro

O Brasil é assim, entre marchas e alegorias,
o meu país favorito.
Não está livre das guerras,
dos casos hediondos de violência,
da justiça tão pouco feita,
 no entanto, engrandece o meu coração de filha
dessa pátria que, pelos que merecem, 
cresce no sentimento ímpar de lealdade

Importa-me a corrupção do país
dos políticos malfeitores
e dos que morrem de fome
mesmo tentando
com enxadas e mãos
a colheita necessária do pão

Importa-me seus desaparecidos
desde a guerra da ditadura
até a a maldade crua dos
que perseguem os pequeninos

Porém
engrandece-me a alma
grandes nomes da música
da arte
a literatura em versos
brasileiros
cotidianos
sobre as casinhas velhas de barro
ou a saudade
ou os amores
da simplicidade do coração.

O hino
a mão sobre o peito
retumbante
As águas deslumbrantes
a seca
o cerrado em flor
o pé do samba
da moça negra
do índio
pé de tudo que dá fruto

Brasil a tua cara
se escancara no meu sonho
passear sobre tua estrada
teus mares
teus rios
tua areia quente
nos meus pés sempre virgens
a esperar a nova aventura

tua cultura
tua história
teu povo agreste
teus contos
tuas músicas
teu folclore
a sombrinha colorida debaixo do sol
o boneco dançante
as senhoras de branco
as igrejas lavadas
o choro da fé

Ó Pátria amada
idoltrada salve salve,
quem são aqueles
que te envergonham
e não levantam sua bandeira
jogando os próprios filhos
pela janela
as próprias mães pelas mãos..

A tua orquestra
de herois
te figuram o mais belo dos belos
o Cristo Redentor
de braços abertos...

Teus risonhos lindos sonhos
são também meus
na fé de que guardas
em divina casa
o teu melhor vinho
a mesa farta
de justiça
e igualdade.

Brasil,
meu velho guerreiro
canção emocionada
da esperança,
os filhos teus não fogem à luta.
Pátria amada Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário